A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade e está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
No universo decorativo o verde pode ser usado para harmonizar o ambiente, para acalmar e trazer equilíbrio ao corpo e ao espírito.
Intrinsecamente associado à natureza, é símbolo e representação dela. Contactar com a natureza é, talvez, uma das coisas que mais temos sentido falta nos dias actuais. A natureza pode ser transportada para o interior da habitação de diversas formas, umas de forma mais arrojadas que outras. Decorar o interior da habitação num estilo “urban jungle” é, talvez, a forma mais arrojada. Este estilo consiste em integrar a natureza na componente do lar, usando materiais como a madeira e a palha, revestimentos, cores, padrões, aromas e plantas para dar um ar de “floresta” ao ambiente.
Muito adoptado nas habitações dos grandes centros urbanos, porque resgata o contacto com a natureza que por si é muito distante nesses locais.
Confesso que adoro o estilo, mas também admito que para muitas pessoas não seja fácil conjugar padrões, que sejam reticentes à colocação de papel de parede ou que não demonstrem disponibilidade para “rechear” a habitação de plantas, apesar de pretenderem levar para o interior da sua habitação o equilíbrio e a leveza da natureza.
Se reconhece essa dificuldade, não desista de decorar a sua habitação num estilo “urban jungle”, proponho que caminhe nessa direcção apostando, numa primeira fase, em apontamentos decorativos. E, apenas, numa segunda fase, apostar nos elementos estruturais deste estilo.
Confira alguns dos elementos decorativos ligados à temática que seleccionei para si, passo a passo chegará ao estilo pretendido.