As cores neutras têm dominado as opções na decoração em detrimento da restante paleta de cores. A opção pelas cores neutras assenta, fundamentalmente, na facilidade em decorar as divisões nestes tons. Contudo, não devemos desprezar a potencialidade das restantes cores, essencialmente, das cores primárias.
Como sabem, o azul, o vermelho e o amarelo são as cores primárias, elas dão origem a todas as cores secundárias e terciárias. São cores vibrantes, as quais conferem personalidade aos ambientes.
A escolha de uma cor interfere de forma variada na nossa vida, dependendo da cor e do local, ela trasmitirá um significado diferente.
Podemos afirmar que as cores “exercem diversas sensações na criação de ambientes”, “influenciam o nosso “estado de espírito” (emoções), pois criam diferentes atmosferas, alteram visualmente as proporções de um ambiente, aquecem ou esfriam, valorizam ou criam centros de interesse”, “são um dos principais fatores na forma como nos relacionamos com o nosso ambiente e o que ele nos transmite” e “estimulam os nossos sentidos e podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento”.
O azul é considerado uma cor fria, que transmite tranquilidade, serenidade e calma. Causa impressão de profundidade no ambiente e está associado à organização. Quanto mais claro for o tom de azul, maior será a sensação de tranquilidade. Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa. Assim, prefira os tons mais claros para decorar um quarto e opte pelos tons mais fortes para a sala ou cozinha.
O vermelho, cor do fogo e do sangue, considerada uma cor quente, anima, traz confiança, energia, intensidade e elegância. Estimula as emoções e inibe as preocupações e o medo, mas também pode produzir nervosismo. Há quem defenda que interfere na qualidade do sono, assim, prefira usá-lo na cozinha ou na sala e evite usá-lo na decoração do quarto. Em tom de curiosidade ,sabia que o vermelho é a cor mais importante para muitos povos por ter maior ligação ao princípio da vida.
Já o amarelo, a mais clara das cores, é considerada uma cor quente e está carregada de simbolismos. Confere a sensação de calor, ilumina, estimula a concentração, desperta o otimismo e enche os ambientes de vitalidade. É a cor do sol, a cor da alegria, pelo que vale a pena apostar nesta cor quando o ambiente for escuro ou sem janelas.
Poderá optar por pintar a(s) parede(s) de uma divisão ou, em alternativa, apostar em móveis ou em objetos menores.
Confira o mobiliário VIVA que seleccionei para si.